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Você sabe as principais diferenças entre a razão social, nome fantasia e a marca de uma empresa? Conheça neste post!

Primeiramente é importante falarmos que estes são termos muito comuns no mundo empresarial. Se você está pensando em abrir empresa ou faz consultas para pessoas jurídicas, já deve ter escutado alguns deles. Apesar de serem facilmente confundidos são coisas completamente diferentes e acabam gerando algumas dúvidas principalmente nos termos “nome fantasia e marca”.
Hoje vamos te mostrar as principais diferenças entre eles.😉

Razão Social – a razão social de uma empresa é o nome que o empresário ou sócios escolhem para registrar a empresa no órgão competente. Digamos que é o nome “oficial” da empresa. Na consulta ao cartão CNPJ está descrito como Nome Empresarial.
Podemos citar um exemplo simples o tipo de empresa MEI, onde a razão social da empresa devido a ser do tipo jurídico Empresa individual, obrigatoriamente é o nome do micro empreendedor acrescido do CPF. Esta é a razão social da empresa, ou também conhecido como nome empresarial.

Nome Fantasia – O nome fantasia é o nome que você deseja utilizar comercialmente em sua empresa. É um nome comercial de divulgação, que será utilizado em materiais comerciais, marketings, sites, redes sociais etc. Normalmente é o nome que o empresário ou sócios desejam registrar depois como marca da empresa. No cartão CNPJ está descrito como Título do Estabelecimento.
❗O nome fantasia não é obrigatório. Caso a empresa não tenha a intenção de divulgação de nome diferente da razão social ou registrar uma marca específica, não precisa ser escolhido um nome fantasia.

Marca – Este é o nome fantasia escolhido para ser o nome que a empresa será reconhecida no mercado. Assim, após escolhido este nome, terá que iniciar o registro no INPI para proteger sua marca. Desta forma, você cria uma proteção empresarial onde após registrado, nenhuma outra empresa poderá utilizar a sua marca escolhida. O registro da marca garante credibilidade à sua empresa e ao nome dela, impossibilitando de outra empresa utilizar o mesmo em todo território nacional.

🎯É importante mencionarmos também que para que a empresa possa utilizar o nome fantasia bem como fazer o registro da marca escolhida ela deve estar disponível. Para isso, é necessária uma consulta prévia no INPI para que não haja uso indevido de uma marca já registrada.

📍Um outro exemplo prático de diferença da razão social, fantasia e marca podemos citar a gigante empresa de fast food McDonald´s. Quem não conhece, não é mesmo? O nome da empresa (razão social) é Arcos Dourados, mas seu nome fantasia (nome comercial) e também marca registrada é McDonald´s, assim conhecida pelo seu público, divulgado em materiais publicitários e protegida pelo registro, onde nenhuma outra empresa pode utilizar a mesma marca no Brasil.😉

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