2476-1295 / 3569-1714 / 93209-8681 contato@safiracontabil.com.br

O pró-labore é uma das formas de remuneração para os sócios da empresa, ou seja, atua como um salário, sendo essencial para o sucesso do negócio. É recomendável que todo empresário, de empreendimento de pequeno e médio porte, estabeleça uma remuneração pró-labore para custear suas despesas pessoais. ⚠

Contudo, não existe uma regra específica para calcular o valor. Pode ser uma quantia fixa, calculada de acordo com a função de cada sócio, ou variável, quando se baseia num percentual do lucro líquido mensal.
“O ideal é que o pró-labore seja equivalente ao que o mercado paga a um profissional na mesma função”, diz Edmir Lopes, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Não se pode esquecer que sobre o pró-labore incidem impostos específicos, e dependendo do regime tributário da empresa, podem ser relevantes. No geral, o Imposto de Renda e retêm-se 11% de INSS, mas este valor pode aumentar caso a empresa seja optante pelo Lucro Presumido ou Lucro Real, ou até mesmo se o sócio possuir carteira assinada ou for administrador em outra empresa. 😉

Fonte: SEBRAE

📍Vale acrescentarmos que não existem regras específicas quanto a definição do pró labore, porém, tem como regra a retirada mínima exigida como base o salário mínimo brasileiro vigente. Hoje estipulado em R$1.100,00.
Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida sobre o pró labore, entre em contato conosco.
Estamos prontos para te auxiliar 🤝👩‍💻

#salariominimo #socios #prolabore #rendimentos #lucros #salariominimobrasileiro

Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de novidades, dicas e atualizações: @safiracontabil

Nossas hashtags: #safiracontabil #dicassf #equipemeninassf #contabilidademaisfacil